segunda-feira, 20 de maio de 2013

Quem é voce, Alasca? - John Green







Depois de me surpreender com “A culpa é das estrelas”, decidi mais uma vez me envolver com a fantástica narrativa do John Green. Assistir ao vídeo da Tatiane Feltrin onde ela conta que comprou todos os livros publicados do nosso querido John (sacaram à piada rs – ok não faço mais isso) e em determinado momento no vídeo, ela conta um pouco sobre “Quem é você, Alasca”, (que alias ela comprou o livro em inglês na edição em hardcover , que eu com certeza irei comprar daqui a uns meses porque ele é lindo) ela fala o quão bom é o livro e que ele é o livro no gênero Y.A. favorito dela. Fiquei bastante curioso pra lê-lo, pois queria saber se ele realmente era tudo isso e porque também era o único outro livro do John Green que foi publicado aqui no Brasil (agora já publicaram também Teorema Katherine e se eu não me engano vai ser lançado um livro que ele escreveu em parceria com o David Levithan) porém como nada nessa vida é simples, eu não o encontrava em lugar nenhum, muito relutante decidi ler um arquivo em PDF mesmo, que alguma alma caridosa disponibilizou na internet. E acabei sendo surpreendido novamente.



“Quem é você Alasca” conta a historia de Miles Halter, que como a maioria dos personagens de John Green, é o típico adolescente Nerd Loser e meio anti-social cheio de pensamentos filosóficos e reflexivos, ele é fascinado por ultimas palavras, ou seja, ele lê a biografia de grandes pessoas e guarda pra si as ultimas palavras ditas antes dessas pessoas morrerem.  O livro começa com ele convencendo seus pais a mandá-lo para um colégio interno, o mesmo colégio interno em que seu pai estudou, o Culver Creek, para procurar “o Grande Talvez”.



Então, esse cara”, eu disse, parado à porta da sala. “François Rabelais. Era poeta. Suas ultimas palavras foram: ‘Saio em busca de um Grande Talvez.’ É por isso que estou indo embora. Para não ter de esperar a morte para procurar o Grande Talvez.




É com essa grande filosofia, que Miles vai para essa nova escola e logo faz amizade com seu colega de quarto, Chip Martin, mas conhecido por Coronel, pois ele é a grande cabeça por trás dos mais diversos trotes que rolam pelo campus de Culver Creek e é ele quem batiza Miles de Gordo, por que achou graça quando viu o quão magro, alto e desajeitado ele era. É por meio do Coronel, que Miles, ou melhor, Gordo, conhece Alasca Young, que acredito ser a grande protagonista da historia, ela é uma personagem única, que faz com que o livro realmente “valha a pena”, se é que eu posso dizer assim, Gordo a descreve da seguinte forma:





...Se as pessoas fossem chuva, eu era garoa e ela, um furacão

E essa é a definição perfeita pra Alasca, ela é uma garota autentica que faz e fala o que quer e que segue as filosofias e caminhos que vir na telha dela, sem se importar muito pras conseqüências, alem de ser linda, e é claro que Gordo acaba se apaixonando por ela, porém essa paixão fica meio subtendida como uma paixão platônica, pois Alasca namora, e ela dá a entender que gosta muito do seu namorado, mas como disse ela é um turbilhão de emoções , enquanto num dia ela joga seu charme para Gordo, mostrando que se importa e que também sente algo por ele, no dia seguinte ela o ignora completamente e não demonstra não sentir nada.  Assim com Gordo, Alasca também tem seu grande questionamento filosófico.



Passamos a vida inteira no labirinto, perdidos, pensando em como um dia
conseguiremos escapar e em como será legal. Imaginar esse futuro é o
que nos impulsiona para frente, mas nunca fazemos nada. Simplesmente
usamos o futuro para escapar do presente.




E é essa questão que “ronda” toda a historia, “Como vamos sair desse labirinto?”
O livro é dividido em duas partes: o Antes e o Depois, na primeira parte há uma contagem regressiva “n dias antes” e conforme essa contagem regressiva vai chegando mais próxima do final, eu fiquei com aquela horrível sensação de que algo de muito ruim irá acontecer, e eis que acontece, na segunda parte “o Depois”, mostra todas as conseqüências de tal acontecimento e como os personagens lidam com isso. Enquanto na primeira parte há certa leveza enquanto Gordo descobre como é ser um “adolescente”, e se vê descobrindo a bebida, o amor, a amizades, o sexo, e etc. Na segunda parte temos um clima pesado, cheio de mais questionamentos filosóficos, reflexões sobre a vida e tudo mais, há um amadurecimento emocional enorme em todos os personagens, mas ao mesmo tempo é notável o quão eles não são maduros emocionalmente, é confuso, eu sei, mas acredito que quem leu o livro entende. E embora eu goste muito mais do titulo em inglês “looking for Alaska” a tradução “Quem é você, Alasca” caiu como uma luva pra historia.
A narrativa do John Green é simplesmente fantástica ele te prende a historia de uma forma tão intensa que quando você termina o livro, fica aquele vazio e você acaba criando varias reflexões e questionamentos pra sua vida. A forma como ele constroe a personalidade de seus personagens  faz com que eles se tornem tão reais e “humanos” que não tem como sentir falta deles. Jonh Green com certeza entrou pra lista dos meus autores preferidos e eu leria até a lista de compras dele.






"Quando
os adultos dizem: “Os adolescentes se acham invencíveis”, com aquele
sorriso malicioso e idiota estampado na cara, eles não sabem  quanto 
estão  certos.  Não devemos perder a esperança, pois jamais seremos
irremediavelmente feridos.  Pensamos que somos invencíveis porque
realmente somos.  Não nascemos, nem morremos.  Como toda energia, nós
simplesmente mudamos de forma, de tamanho e de manifestação. Os adultos
se esquecem disso quando envelhecem.  Ficam com medo de perder e de
fracassar.  Mas essa parte que é maior do que a soma das partes não tem
começo e não tem fim, e, portanto, não pode falhar."









 

















































Titulo Original: Looking for Alaska


Autor: John Green

Páginas: 229

Editora: Wmf Martins Fontes

domingo, 5 de maio de 2013

Um amor para recordar - Nicholas Sparks





Olá gente!! Essa manhã estava sem nenhuma ideia de filme para assistir e do nada (sério, do nada) me veio na cabeça Nicholas Sparks e fui procurar os filmes baseados nos livros dele e achei esse maravilhoooooso filme "Um Amor para Recordar" que conta sobre a história de Jamie e Landon. Na verdade, não tem um livro de Nicholas Sparks que não seja perfeito né? Eu já tinha lido A Última Musica, Querido John, só que nenhum (para mim) se compara com essa história. É um filme brilhante e inspirador e estou louquinha para ler o livro. Vamos lá?! o/









O filme não é tão novo assim mais vale a pena. Jamie é uma garota tímida e estudiosa e acima de tudo tem muita fé (inclusive fé nas pessoas) e se vê super protegida por seu pai que é o reverendo da cidade. Landon por sua vez, é o popular do colégio que, junto com sua "gangue" sempre dão um jeito de provocar Jamie e também se metem em várias encrencas. Mais (claaaaro) tudo isso muda. A "gangue" de Landon acaba entrando em problemas e ele acaba prestando alguns serviços comunitários por essa sua má atitude e, entre essas atividades, ele deve participar de um festival de teatro que acontece na sua escola e adivinha: Jamie também participará! E tudo começa por ai, Jamie começa a ajudar Landon a decorar para a apresentação e no dia, ele surpreende a todos e é aí que ele se vê totalmente apaixonado pela Jamie (esqueci do detalhe em que quando ele pede para ela o ajudar, ela pede para ele não se apaixonar por ela). 







Ele enfrenta seus amigos, o pai da Jamie para poder finalmente ficar com ela e convencer ela de que ele realmente a ama de verdade. E depois de muuuuuitas mudanças (que eu não vou contar detalhadamente rs) por parte do Landon, eles começam essa linda história de amor. Jamie tem uma lista com os objetivos que ela quer fazer em sua vida e, eles começam a realizar uma por uma, até que eles vêem completamente felizes.


Acontece que, Jamie está com uma doença sem cura e que ela tem pouco tempo de vida e, por isso não queria que Landon gostasse dela, pois sabia que eles não poderiam ficar muito tempo juntos. Agora fica no ar para vocês: Será que esse amor supera isso? O que acontecerá com Jamie e Landon? O que vai acontecerá com a Jamie?


Bom gente, só sei que esse filme conseguiu me emocionar de verdade e entrou na minha lista de "Filmes perfeitos para não esquecer" e já comprei o livro (CLARO) por que essa história de amor é muito linda mesmo (aliás isso que é um amor de verdade {= ) e que vale a pena assistir e ler e reler e assistir de novo. *-*





Sinopse:










"Em plenos anos 90, Landon Carter (Shane West) é punido por ter feito uma brincadeira de mal gosto em sua escola. Como punição ele é encarregado de participar de uma peça teatral, que está sendo montada na escola. É quando ele conhece Jamie Sullivan (Mandy Moore), uma jovem estudante de uma escola pobre. Com o tempo Landon acaba se apaixonando por Jamie que, por razões pessoais, faz de tudo para escapar de seu assédio."








Espero que tenham gostado, abraços e uma ótima semana!











Filme: Um amor para recordar ( A Walk to Remember) baseado no livro de Nicholas Sparks.





Ano: 2002.




Elenco Principal: Shane West e Mandy Moore.



Gênero: Romance e Drama.






sábado, 4 de maio de 2013

A Seleção - Kiera Cass




Olá
pessoal!! Aqui estou eu novamente (rsrs o/ ) essa semana consegui atingir  minha meta de leitura e ainda sim tive tempo
de ler um livro que eu leria somente no final do mês chamado “A Seleção”, de  Kiera Cass. Confesso que, quando o li meu queixo
caiu. Ela consegue fazer (de modo perfeito e natural) uma mistura sem igual de
um “conto de fadas” digamos assim com um futuro onde as classes são divididas. Sem mais delongas, vou
contar um pouco desse universo contado em A Seleção!










Essa
história se passa no futuro onde os Estados Unidos
 foi trocado pelo Estado Americano da China, e com muita luta se tornou Illéa. Este país, monárquico, é dividido em
oito castas, sendo que a Oito a mais miserável, e assim por diante, até chegar
na casta Um, a casta da realeza. America Singer pertence à casta Cinco, onde todos tem
como profissão a arte (seja música, pintura e etc), e vive uma vida cheia de exceções
e dificuldades. Ela vive um romance escondido com o jovem Aspen, que pertence à
cast
a Seis, socialmente
abaixo da casta de
 America, que faz com que esse amor seja ainda mais impossível
(Aspen
 acaba  passando
por várias dificuldades, como a fome e ainda tendo que sustentar sua mãe e
irmãos). Eles pretendiam se casar, formar uma família e finalmente serem
felizes, apesar de toda a burocracia que é se casar com uma pessoa de casta
diferente. São papeladas e documentos demais, e meses (sério, muitos meses) de
espera e apesar de América compreender essa situação, Aspen se vê atormentado
pela piedade e compaixão dela, e não é o que ele quer. Eles se amam, mas ele
quer proteger e a mimá-la, não o contrário e ai ele acaba terminando seu namoro com América. Seus motivos são claros: ele quer que ela seja feliz,
e sabe que não pode fazer isso nas condições em que ele vive afinal de contas
ela seria mais uma a passar fome junto com ele e sua família, da qual ele é
totalmente responsável. America
 fica de coração partido diante o término.  Depois da pressão que a mãe de Aspen faz e a
pedido do próprio Aspen, America decide participar da Seleção (onde garotas de
todo país concorrem a uma chance de serem selecionadas para participar da
competição que escolhe a futura princesa e esposa do Príncipe Maxon). Ela larga tudo e tenta a sorte de
mudar sua vida e esquecer essa sua desilusão amorosa.




E na história toda
temos (claro) dois times criados por nós fãs: Time Aspen x Time Maxon. Resta agora decidir com quem
América ficará no final, já que Aspen terminou com ela achando
que seria melhor para eles e o time do Maxon que é o príncipe dos sonhos de
qualquer garota e que aos poucos vai conquistando America cada vez mais e mais.





P.S.: Lançou agora
no final de abril, o segundo livro de A Seleção chamada A Elite. Meeeu Deeeeus,
nem estou louca para ler (hoho) *-*





Espero que gostem! Beijoos!!













Livro 1: A Seleção





Autora: Kiera Cass





Páginas: 368





Editora: Seguinte





Ano: 2012




quinta-feira, 2 de maio de 2013

A Mediadora - A terra das Sombras




Oiii gente, como eu senti falta de postar (MEU DEUS), semana de prova na
faculdade, prova nos cursos, seminários... assim não dá né rsrs ... Finalmente
acabou!! ( o/ ). Como essa semana pós prova está tranquila, resolvi ler o livro
que meu amigo Erick me deu ano passado de presente de aniversário. Essa
história da autora Meg Cabot eu ainda não conhecia (confesso) só tinha visto
que ela é autora de "O Diário da
Princesa" 
 mas agora que eu realmente pesquisei mais
sobre ela, vi que as críticas sobre essa autora são positivas e não sei como eu
não comprei A Mediadora antes! Vamos lá.







O livro conta a história de Suzannah uma adolescente que é uma Mediadora
(ela pode falar, ver e tocar os mortos), mas não
é qualquer morto e sim aquelas almas que estão ainda na Terra em busca de
justiça ou por alguma vingança que não o deixa em paz. Esse dom que ela tem
desde pequena não foi algo que ela pediu para ter e muitas vezes ela não
consegue olhar isso como um dom e como ela não pode fazer absolutamente nada,
ela ajuda essas almas, principalmente quando seu pai falece e consegue explicar
algumas coisas para ela. Sua mãe acaba se casando novamente e decide morar em
Califórnia e claro que Suzannah também terá de ir e, ela acha que será bom até
novos ares por que de repente lá isso diminui ou acaba. Ela viaja e encontra
sua mãe, juntamente com seu padrasto (essa parte do livro é bem engraçadinha
por que ela tem 3 "meio-irmãos" e ela começa a apelidar e tal) e eles
vão para casa nova e lá ela descobre que a casa é antiga e ela tem esse medo
de edifícios antigos por que a probabilidade de ter um fantasma lá é
tipo 98% e quando ela entra no seu quarto lindo e maravilhoso o que espera ela?
YEAAH Um fantasma chamado Jesse e não é um fantasma, é O Fantasma  - lindo de morrer e que não quer sair dali (sem falar que ele fica no quarto dela!!)




E como se um só não bastasse na vida dela, ela
ainda descobre que na sua escola (que também é antiga) é assombrada por uma
garota que morreu e ela quer vingança do seu ex-namorado e de todo mundo que
estuda lá. E não vai ser
 nada fácil ajudar essa garota. 


Detalhe importante: Ninguém da família da Suze sabe desse dom pelo simples fato de ninguém acreditar nisso então quando ela se mete em encrenca tentando ajudar esses fantasmas, todo mundo acha que é rebeldia).


Suzannah é muito divertida e tirando o fato de ver fantasmas, ela se
parece comigo no jeito dela se virar sozinha e de falar e dar suas opiniões (eu
também detesto entrar em lugares antigos mas ao mesmo tempo eu amo a história
que esses lugares viveram e tudo mais).


Gente, são 6 livros de "A Mediadora" (só tenho os 3 primeiros,
muito triste) e assim, esse A terra das Sombras não tem taaaaaaanto suspense e
terror sabe ele é muito leve e a linguagem usada é super simples. Mesmo sendo
sobre fantasmas não é carregado, eu achei um livro na dose certa digamos (mesmo
dando algumas canseiras) é uma boa pedida para quem gosta desse tipo de livro
^^ 








P.S¹: Está confirmado o lançamento do 7° livro (PARA FAZER A GENTE PIRAR DE VEZ).


P.S²: Aceitamos sugestões dos gêneros que vocês querem
que a gente poste ok?! 


P.S³: Há boatos de que sairia um filme da saga produzido pela Walt Disney... nada confirmado são apenas boatos... querem deixar a gente loucos louquinhos de vez .--. (rsrsrs)






Beijos e até a próxima pessoal !! *-*












Livro 1: A Mediadora - A terra das sombras





Editora: Galera Record





Páginas: 284





Autora: Meg Cabot





Ano: 2011