Olá estranhos da internet!
Não sei se já falei aqui no blog, mas sou completamente apaixonado por animações e como faz um tempo que não faço lista com indicações de filmes, por que não fazer uma com animações? Bom, o problema foi que tem uma infinidade de animações que eu sou apaixonado e eu nunca iria conseguir escolher uma pequena quantidade delas para indicar aqui. Por isso decidi escolher um estilo de animação, talvez o meu estilo favorito, que ficasse mais segmentado para que eu conseguisse escolher uma quantidade bacana para a lista. Como vocês podem ler ai no título do post, escolhi cinco animações em Claymation, que como disse além de ser um dos meus estilos favoritos, no meio de tantas animações em CGI tomando conta dos cinemas, essas animações me trazem um ar bem nostálgico. E Claymation pra quem não sabe, são aquelas animações em stop-motion feitos com bonecos de massa de modelar, são os famosos “filmes de massinha”. Quem faz bastante filmes nesse estilo é o Tim Burton, falando nisso, decidi não colocar nenhum filme dele, pois se não essa lista se chamaria “5 filmes em Claymation do Tim Burton”. Então vamos lá:
1- A Fuga das Galinhas - 2000
Acho que todo mundo já assistiu esse filme, mas eu não podia falar de filmes de Claymation sem citar “A Fuga da Galinhas”. Ele conta a historia de uma “população de galinhas” que moram em uma granja e vivem suas vidas normalmente, até que Ginger (uma das galinhas) descobre que seus donos querem começar uma produção de torta de galinhas, ou seja, todas ali irão morrer. Ginger começa a tentar desesperadamente criar um plano para ela e suas companheiras fugirem dali, até que surge o Galo Rocky e ele simplesmente promete as galinhas ensina-las a voar. Isso mesmo galinhas voando. Esse é o tipo de filme que toda vez que passa na TV eu assisto e não me canso, é hilario, cheio de referencias a outros filmes e repleto de humor britânico (que eu amo). Vale muito a pena assisti-lo.
2 - O Fantástico Sr. Raposo - 2009
Não sei se ele pode ser considerado um Claymation, por que a maioria dos personagens tem pelos e coisas que não são feitas de "massinha", mas fingiremos que é. “O Fantástico Sr. Raposo” é uma adaptação de um livro escrito pelo Roald Dahl, o mesmo escritor de “A Fantástica Fábrica de Chocolate”. E conta a historia do Sr. Raposo, que trabalhava como ladrão de galinhas até que sua esposa conta que está gravida e o faz prometer largar essa “profissão perigosa”, ele prontamente aceita, pois agora será um chefe de família. Doze anos (de raposa) depois, ele acaba se mudando junto com a mulher, o filho e o sobrinho para uma areá próximo aos três maiores criadores de aves da região e o extinto animal dele fala mais alto e Sr. Raposo faz um plano “imbatível” pra surrupiar os "novos vizinhos". Acontece que os três criadores não gostaram nada de serem assaltados e acabam indo a caça do Sr. Raposo e cabe a ele proteger sua família e todos os seus vizinhos animais. O que eu mais gosto nessa animação é a direção de arte, ele é tão bonito visualmente, as cores são todas bem saturadas, tudo puxado pro tom de vermelho e amarelo, o que dá um clima meio de outono. A trilha sonora também é sensacional e ele concorreu a dois Oscar's. Além do que, tem o George Cloney e a Mary “fucking” Streep no elenco, então vocês imaginem o nível, vale lembrar que embora as crianças provavelmente se divirtam com a historia, ela é mais voltada para o adultos.
3 - Wallace e Gromitt: A batalha dos vegetais - 2005
Esse filme eu considero uma das animações mais inteligentes e engraçadas do cinema. Ele é repleto de humor britânico, de referencias a filmes como Frankstein e ainda há muita sátira de técnicas usadas em filmes de terror, e eu simplesmente adoro o humor britânico e referencias sobre coisas que eu gosto. Mas o que mais me faz gargalhar nessa animação chama-se Gromit. Gromit é o cachorro mais inteligente, sarcástico e cheio de personalidade do mundo e isso tudo sem falar uma palavra, se você viu esse filme e não o ama, sinto-lhe dizer, você tem sérios problemas. A historia do filme é bem simples e divertida, Wallace e Gromit são donos de uma "dedetizadora" e eles estão faturando bastante, pois a Competição Anual de Vegetais Gigantes está chegando e todos os vizinhos dos dois estão paranoicos. Porém, do nada, surge um monstro gigante e assustador que começa a tirar mais o sono dos moradores da região, o Coelhosomem. E cabe aos dois heróis caçar essa fera e salvar a competição. Ele ganhou o Oscar de Melhor Animação em 2006 e é um excelente filme pra reunir a família e assistir todo mundo junto.
4 - Mary e Max - Uma amizade diferente - 2009
Não se engane pelos "bonequinhos" fofinhos e aparentemente engraçadinhos, esse filme definidamente não foi feito para crianças assistirem e provavelmente destruirá seu coração e secará suas glândulas lacrimais por um bom tempo. Nunca chorei assistindo um filme, mas com certeza esse foi o que mais me deixou comovido. A historia é quase toda narrada por um narrador (não, jura?) em off e conta a historia de Mary uma garotinha australiana de aproximadamente 8 anos, que sofre bullying, é completamente ignorada pelos pais e se sente bastante sozinha. Certo dia ela resolve pegar uma lista de telefone dos EUA, escolhe um endereço aleatório e envia uma carta. Essa carta acaba chegando a casa de Max, um Nova Iorquino, judeu de 44 anos, gordo, que sofre do mal de Asperger e também solitário. Os dois acabam descobrindo varias coisas em comum e um acaba achando conforto nas cartas do outro a amizade desses dois é a coisa mais linda desse mundo. O mais bacana desse filme é que ele trata de assuntos bem sérios como: alcoolismo, suicídio, depressão e coisas do gênero, mas mesmo assim ele não soa pessimista ou sombrio. A direção de arte desse filme também é muito bem trabalhada, toda vez que vamos acompanhar a vida de Mary a cor que predomina é o marrom (a cor favorita dela) e quando vamos vamos ver o mundo pelos olhos de Max a cor que predomina é o cinza, as vezes há um destaque pro vermelho, mas é pouca coisa e eu achei muito legal essa sacada.
5 - Coraline e o mundo sombrio - 2009
Quando juntam o incrível Neil Gaiman com o sensacional diretor Henry Selick (o mesmo de O Estranho Mundo de Jack e não o Tim Burton como muitas pessoas acham) é logico que iria dar um filme tão impressionante como Coraline e o Mundo Sombrio. O filme nos conta a historia de Coraline, uma garotinha curiosa e um tanto hiperativa que está se mudando com a família para uma casa meio esquisita no meio do nada e uns vizinhos mais esquisitos ainda. Por conta do tédio, Coraline, decide explorar essa nova casa e acaba descobrindo uma portinha que dá pra um mundo bem mais incrível do que o dela, o único problema é que pra viver nesse mundo ela terá que tirar seus olhos e costurar botões no lugar. Como vocês podem perceber, não é um filme lá muito "fofinho", conheço vários amigos que morrem de medo desse filme e com certeza não é um filme para se assistir com seu irmãozinho pequeno, pois ele é um tanto macabro. Mas isso não tira nem um pouco a excelência dele, é um filme incrível, um dos meus favoritos e vale muito a pena assisti-lo.
Bom pessoal espero terem gostado dessa lista, comentem ai o que acharam e até a próxima.