domingo, 21 de setembro de 2014

Filme: Maze Runner - Correr ou Morrer












Mesmo tendo lido bem no começo do ano, já tinha afirmado lá na minha resenha do livro (que você pode ler clicando aqui), que Maze Runner foi uma das minhas melhores leituras de 2014. E agora faltando menos de quatro meses para acabar o ano, posso dizer que ainda tenho certeza do que disse a alguns meses. Maze Runner se tornou uma das minhas séries de livro favoritas e como de praxe fui conferir a adaptação. Só que com aquela pulga atrás da orelha, pelo simples fato de ser uma adaptação produzida pela Fox e não tenho boas lembranças do estúdio, depois do fiasco que foi Eragon e Percy Jackson não tinha lá muitas esperanças que fosse sair coisa boa, mesmo por que o filme só teve um orçamento de US$ 35 milhões e para a produção de um filme não é lá muito dinheiro. Felizmente, acredito que a Fox ouviu as ameaças da galera e finalmente fez uma boa adaptação.













O longa inicia-se com Thomas acordando dentro de um elevador que o leva para uma comunidade isolada cercada por um labirinto e que é composta somente por garotos, que assim como ele chegaram ali sem saber nada da sua vida ou sobre o porquê forem mandados para esse lugar. A Clareira, nome que os garotos deram ao lugar, é cercada por altos muros cobertos por trepadeiras e rodeado por um labirinto que todas as noites se fecha, pois quando escurece uns bichos estranhos com uma picada mortal saem atrás de presas. Os Clareanos, como são chamados os moradores da Clareira, tentam sobreviver da melhor forma possível naquele lugar, seguindo três regras básicas que são explicadas a Thomas. A reviravolta acontece quando alguns dias depois da chegada de Thomas, chega a primeira garota a Clareira.















O filme é rondado o tempo todo por um ar de mistério e é exatamente ai que ele acerta, pois ao mesmo tempo em que o expectador fique se perguntando a todo momento o que diabos está acontecendo, ele não consegue desviar os olhos da tela. Os efeitos especiais ajudam bastante na construção desse mistério e o CGI foi trabalhado muito bem tanto na criação do labirinto, quanto na dos Verdugos, que alias são assustadores, o problema é que algumas cenas são muito escuras e esse trabalho acaba se perdendo, pelo fato de não enxergamos direito.


Dylan O'Brian  interpreta Thomas com grande maestria e consegue passar muito bem a personalidade um tanto confusa do personagem, eu não duvidava nem um pouco da capacidade do ator em carregar o peso de ser um protagonista desses, pois já acompanho o excelente trabalho que ele faz interpretando Stiles em Teen Wolf. A única atuação que deixa a desejar, infelizmente, é a da linda da Kaya Scodelario que parece estar sofrendo da síndrome de Kristen Stewart, mantendo a mesma expressão em quase todas as cenas.











O roteiro peca algumas vezes, como por exemplo, em determinado momento no filme os clareamos se dividem em dois grupos, sendo que um fica no ponto inicial e o outro precisa chegar em um certo local. Porém para chegar a esse local, eles precisam de uma chave, andar uma longa distancia, de uma senha, passar por alguns obstáculos um tanto desagradáveis e quando eles chegam a esse lugar, alguns minutos depois um dos personagens que ficou para trás, aparece sem explicação nenhuma. Se os roteiristas tivessem seguido o livro essa parte seria bem mais verossímil.













Assim como o livro, o filme também não tem muito foco nos personagens secundários, porém há um determinado personagem que é fundamental para o desfecho emocional da história e diferente do livro, no filme quase não há destaque pra ele e quando algo acontece a ele quem não leu o livro pode não se importar tanto assim.










Embora, cinematograficamente falando, Maze Runner não seja um filme tão grandioso quanto Jogos Vorazes, eu particularmente acho o mundo distópico criado por James Dashner muito mais crível do que o criado por Suzanne Collins e ver isso retratado no cinema só confirmou essa minha sensação.


Maze Runner consegue agradar tanto aos fãs da série de livros, quanto aos que não conheciam a obra e embora não seja um filme perfeito, cumpre o que promete: entreter o público.










Direção: Wes Ball


Elenco: Dylan O´Brien, Kaya Scodelario, Will Poulter, Thomas Brodie-Sangster, Patricia Clarkson, Ki Hong Lee, Aml Ameen, Blake Cooper, Chris Sheffield


Roteiro: James Dashner, Grant Pierce Myers, Noah Oppenheim 


Produção Executiva: Joe Hartwick Jr., Eddie Gamarra 


Produção: Marty Bowen, Wyck Godfrey, Ellen Goldsmith-Vein, Lee Stollman, Lindsay Williams 


Duração: 113 minutos


Classificação: 14 anos


Distribuidora: 20th Century Fox


Ano: 2014

14 comentários:

  1. Por estar morrendo de medo que a FOX estragasse esse filme, fui sem esperanças ao cinema também e acabei me surpreendendo! Realmente, a produção tem muitos pontos falhos, mas algumas mudanças eu curti porque ficaram bem apresentáveis nas telona, sobre o Kaya, não acredito que o problema seja a atriz, mas sim a importância que deram a sua personagem na história. Ou melhor, a não importância né, no livro, o impacto que ela tem para os Clareanos é muito maior do que foi no filme. Mas enfim, no geral, fiquei satisfeita e estou ansiosa pela continuação! Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é a Teresa realmente estava super apagada na historia, mas algo me incomodou bastante na atuação da Kaya, ela parecia ter a mesma feição em todas as cenas, as vezes é só implicancia minha por não gostar da personagem, vai saber KKK

      Abraços

      Excluir
  2. OI Erick,
    Eu acho que eu sou menos crítico que o pessoal porque eu simplesmente amei o filme.
    Também achei um super furo essa parte do Gally, mas eu não me lembro como foi no livro. O filme acabou maculando minha lembranças da leitura.
    De repente, eu leio novamente para saber.
    Adorei seu review, ficou ótimo.
    Abraços,


    www.enquantoestavalendo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara eu sou muito chato com filmes kkk Principalmente quando se trata de historias que eu sou fã, mas não se engane, tbm amei o filme, só não podia deixar de lado os defeitos dele.

      Abraços

      Excluir
  3. com certeza Maze Runner foi uma das minhas leituras favoritas de 2014 e desde que eu li o livro estava muito ansiosa sobre o filme. Querendo ou não sempre queremos ver como nossas historias preferidas irão aparecer na telinha.
    Quanto aos atores, acho que ninguém tinha dúvidas de que o Dylan iria se sair bem (nem a minha mãe kkkkk'), depois da atuação dele da terceira temporada de Teen Wolf então, eu tinha certeza.
    Não sei quanto a Kaya, porque o único trabalho que eu me lembro dela é Skins, o que não foi muito bom.
    Ainda não li o segundo livro por falta de tempo, mas espero que seja adaptado para cinema. Bjs
    http://heybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem nem o que falar do Dylan na 3B de Teen Wolf ele deu um show, já a Kaya eu gosto muito dela em Skins, Effie é uma das minha personagens favoritas, por isso estava com uma expectativa super alta pra ela nesse filme e bem, não chegou nem perto do que eu imaginava. Pelo menos sabemos que já vai ter continuação \o

      Abraços

      Excluir
  4. Adorei a resenha do filme!! Conheço algumas pessoas que leram e assistiram e disseram que está uma coisa bem fiel!! atualmente não li o livro mas pretendo assisti-lo antes de sair de cartaz e se o livro estiver barato vou compra-lo na black friday. Vejo muito sobre essa série, mal conheço ela mas já estou me tornando um admirador

    Abraços
    http://www.ler-e-ser-feliz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tive a sorte de comprar a trilogia na Black Friday por 50 reais, tomara que esse ano continue esse preço pra você conseguir ler, por que realmente é muito boa

      Abraços

      Excluir
  5. Oi Erick, tudo bem?
    Desde que eu vi o trailer de Maze Runner, no cinema, fiquei super curiosa para ver esse filme! Só depois descobri que o filme é baseado em uma série de livros, o que animou ainda mais.
    Ainda estou em dúvida se assisto o filme ou se tento adquirir a série primeiro, para realizar a leitura. Não estava nem pensando em ler essa série, mas todo mundo está lendo e falando que é incrível, o que me deixa muito tentada a conhecê-la.
    Adorei sua resenha! Ela só reforçou ainda mais a minha vontade de conhecer essa estória.

    Abraço!
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, eu sempre gosto de orientar as pessoas a verem o filme e depois se gostarem ler o livro, mas no caso de Maze Runner, talvez se você ver o filme primeiro, o livro perca um pouco do clima de tensão pra você, pois o que deixa o leitor preso a historia é o fato dele não saber nada o que está acontecendo e se você ver o filme primeiro provavelmente não va ficar tão presa a historia

      Abraços

      Excluir
  6. Olá, Erick
    Tudo bem?
    Eu amei o livro, mas ainda não vi o filme, espero que seja tão bom quanto. Estou com muitas expectativas quanto a ele, espero gostar!
    Beijos*-*
    Território das Garotas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Poliana, vc vai gostar sim com certeza, pode assistir o filme sem medo

      Abraços

      Excluir
  7. Tente ler o mais rapido possivel, se você gosta de livros que te deixam com uma certa agonia, é certeza que vai se apaixonar por Maze Runner,

    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Valeu Jessica :D
    Muito triste isso de não ter cinema na cidade, aqui na minha e da Ale tem dois, mas são a mesma coisa que nada, tanto que quando queremos ir ao cinema, vamos a cidade vizinha. Dá uma chance pro livro, se você curte mistério com certeza vai curtir o livro

    Abraços

    ResponderExcluir